sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os alimentos devem ser evitados:

Muitas famílias com deficiência de G6PD evitar todas as leguminosas e isso inclui a soja. Sempre verifique o selo na compra de alimentos de soja, porque se esconde em quase tudo nestes dias, mesmo nos produtos em que não seria razoável esperar.

9 comentários:

  1. gostaria de saber qual a diferença entre ácido ascórbico e vitamina C, eles são encontrados nas frutas por exemplo a laranja ou o ácido ascóbico é produzido somente nos remédios? Minha filha adora laranja, se deixar ela pega do pé e chupa, pois moro em sítio.Como proceder já que o acido ascorbico é um desencadeador da hemólise? e a laranja é rica em vitamina C.

    ResponderExcluir
  2. Até onde sei a vitamina C ou ácido ascórbico não desencadeia hemólise, mas sim a vitamina K. verifique a lista de substâncias causadoras de hemólise nas postagens abaixo. Em casos de novas dúvidas mantenha contato.

    ResponderExcluir
  3. Verifiquei a presença dele em uma das listas, mas confirmo que não há problema pois o ácido ascórbico é considerado quimicamente como uma vitamina hidrossolúvel (se dissolve em água) e por este motivo não se acumula no organismo. Tudo que o organismo não aprovetar será eliminado com a urina. Como ele não se acumula não desencadeará hemólises em quantidades significativas.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite

    Quanto a soja eu vou observar mais meu filho toma bastate suco de Soja de caixinha e não apresentou nenhum sintoma de hemolise no entanto ele tem produzido cada vez menos a enzima e o hematologista pediu para que eu prestasse atenção ao consumo de grãos e o fato dele apresentar palidez.
    Quando ele consome muita laranja ou mexerica ele fica com diarréia e com sangue e com o bumbum todo assado, será que existe alguma relação com acido ascorbico. O hematologista dele pediu um exame de sangue oculto nas fezes vou fazer e manterei contato.

    Grata

    Eliane Pache

    ResponderExcluir
  5. Bem, fiquei surpresa, pois meu filho tem a G6PD e como deve muitas dores fortes de se torcer os médicos acreditaram que eram alergia ao leite, quando ele completou 6 meses ele começou a tomar o leite de SOJA e seus derivados, hoje ele tem 1 ano e 3 e ja foi liberado o leite de vaga pra ele, mas as doremos não passaram só diminuirão, mas não entendi pq receitram a soja se a pessoa de G6PD não pode usar soja.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, li em um manual para pacientes com G6PD do HEMORIO, onde fala tbm muito dos alimentos com corante: balas, gelatinas etc.
    O que o sr. sabe a respeito?

    Outra dúvida é que encontrei no link abaixo, que medicamentos antiinflamatórios não esteróides, não poderiam ser usados em deficientes G6PD, porém em nenhuma lista fala por exemplo do cataflan, que é um NSAIDs)

    link da informação a cima: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000528.htm

    Agora fiquei super insegura, sem saber se posso ou não usar o cataflan no meu filho de 4 anos.
    A médica dela, sempre olhou para a listagem e nada mais.

    ResponderExcluir
  7. ola,gostaria de saber,se seu filho,sente dores.to muito preocupada.meu bebe tem 1 mes de vida,e foi diagnosticado com essa deficiencia,no teste pezinho.e tenho uito medo,to apavorada,to desesperada! me da uma luz aqui.por favor. gvianna2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. oi tudo bem.. na verdade nao consigo ainda entender quais sao os alimentos que podem e nao podem ser consumidos...

    ResponderExcluir
  9. Oi meu filho tem 1 mês e meio ele, de vez em quando dar alguns tremores nas pernas e nas mãos isso tem haver com a G6PD? tenho medo pois é meu primeiro filho. E quanto a medicação ele pode tomar flagass?
    O resultado do exame dele deu 1,60U/g Hb.

    ResponderExcluir