terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que é deficiência de G6PD ?

É uma doença hereditária, isto é, herdada de um ou ambos os pais. É encontrada
tanto em homens quanto em mulheres, mas geralmente afeta os homens mais
severamente.
Pessoas com Deficiência de G6PD, como o nome indica, têm pouca ou nenhuma
G6PD. Para que fique mais fácil a compreensão sobre essa anomalia, alguns
esclarecimentos são necessários:
* O que e G6PD?
G6PD é a abreviatura para Glicose 6 Phosphato-Desidrogenase (esta substância
é encontrada por todo o corpo). A G6PD é uma enzima, isto é, ela age como
um agente que acelera as mudanças químicas que queimam o açúcar para obter
energia.
* Função da G6PD:
A G6PD protege as hemácias, tornando-as resistentes a determinados tipos de
agressão. Entre estas agressões a principal chama-se oxidação.
A oxidação pode lesar estruturas vitais nos glóbulos vermelhos, como a
hemoglobina, fazendo com que ela se transforme da forma líquida para a forma
sólida, gerando obstáculos na circulação, no transporte de oxigênio, além de
facilitar a fragmentação da célula nesse processo. Quando muitas células vermelhas são destruídas, a pessoa desenvolve a anemia.

FONTE: http://www.hemorio.rj.gov.br/

Um comentário:

  1. Eu estou procurando na internet mais informações sobre G6PD e não entendi quanto a ligação om RNA e DNA, essa deficiência G6PD ela causa alguma alteração no DNA?, e se a doença é hereditária, ou eu ou meu marido devemos ter, ou no caso alguém das nossas famílias, a única coisa que sei é que meu marido quando nasceu, teve que ficar recebendo aquela luz pois nasceu com icterícia, mas ha 33 anos atrás não existiam esses tipos de exames nos recém nascidos, será que ele pode ter e por esse motivo minha filha tem, por favor se puder responder no meu e-mail agradeço -

    ResponderExcluir